Treinar na Praia: Dicas para Treino de Força na Areia

0
638
treinar na praia dicas

Treinar na praia pode ser uma excelente forma de aproveitar o melhor que a natureza tem para nos oferecer, assim como melhor a nossa preparação física. De facto, treinar na areia requer muito mais esforço do nosso corpo, e por isso pode ser uma boa ideia se queremos aumentar os nossos ganhos musculares. Como? Veja!

O verão está mesmo aí a chegar, e podemos muito bem adaptar os nossos treinos para praticá-los na praia. As vantagens são inúmeras, desde o prazer de apanhar banhos de sol, até terminar o nosso treino com um banho de mar.

O melhor a fazer na praia são os treinos de força na areia. Isto porque eles melhoram muito o condicionamento, assim como o fortalecimento dos músculos, devido ao maior esforço requerido.

Treinar na praia? Os treinos de força são o ideal!

Vários médicos têm apontado as vantagens de treinar na praia. De facto, uma corrida na areia fofa é apontada como um dos melhores métodos de recuperação, pois o fortalecimento muscular dos joelhos e pernas é muito superior.

No entanto, este treino requer alguma atenção, especialmente com:

  • Ritmo de treino
  • Horário do treino
  • Hidratação
  • Inclinação do local
  • Alongamentos
  • Protecção do calor e do sol

Vejamos agora cada um destes itens para poder treinar na praia da melhor forma.

RITMO DE TREINO

É muito importante que tenha sempre em mente que está a treinar na areia, e por isso mesmo o grau de dificuldade aumenta. Ou seja, não podemos estar à espera de ter os mesmos tempos do que numa corrida em alcatrão ou nas passadeiras do gym.

HORÁRIO DO TREINO

A melhor altura para treinar na praia é durante a manhã ou ao fim do dia, porque são essas horas que conseguimos evitar as temperaturas mais elevadas. Dessa forma conseguimos um treino mais produtivo.

HIDRATAÇÃO

Lembre-se que está na praia, o que faz com que o seu esforço seja muito maior do que se estivesse no ginásio. Por essa razão, deve ter especial cuidado com a sua hidratação. Garanta que tem um local perto onde possa abastecer-se de água, ou outros líquidos, e carregue consigo uma garrafa de água para ir bebendo durante o treino.

INCLINAÇÃO

A inclinação da praia pode ser bastante prejudicial para as suas articulações. Escolha um local o mais plano possível de forma a evitar esses problemas.

ALONGAMENTOS

Seja um treino na praia, em casa, ou no ginásio, os alongamentos são peça central no seu quotidiano. No entanto, devido ao maior esforço feito nos treinos na areia, os alongamentos são imprescindíveis para preparar a musculatura.

PROTECÇÃO DO CALOR E DO SOL

No verão é impossível fugir do calor e do sol, e por essa razão devemos proteger-nos sempre. Passar o protector solar, usar óculos e um boné é imprescindível. Lembre-se que os reflexos dos raios na areia tornam-nos mais expostos.

Devemos ainda ter em conta as sapatilhas que usamos para os nossos treinos. Elas devem dar um bom apoio ao pé, tendo em conta que não estamos a treinar num piso plano, e dessa forma evitando lesões graves nos tornozelos e joelhos, muito comuns quando não nos preparamos convenientemente para treinar na praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here