É com muito prazer que entrevistamos Roquy de Morais, uma angolana que personifica ela própria o espírito de mudança que acreditamos ser necessário na população angolana.
Roquy demonstra que a inteligência, o sucesso, a beleza e o exercício físico podem andar de mãos dadas.
Natural de Luanda, Roquy vive actualmente em Portugal, onde exerce advocacia. No seu tempo de livre, para além de treinar muito, Roquy consegue participar ainda em competições de fitness.
Leia a entrevista e inspire-se com o exemplo de Roquy de Morais.
Pergunta: Olá Roquy Morais. Por favor, apresenta-te aos leitores do Angola Fitness.
Resposta: Olá leitores do Angola Fitness, sou a Roquy de Morais, tenho 31 anos de idade, sou Angolana, mas resido actualmente em Coimbra. Sou licenciada em Direito, pela Universidade de Coimbra e desde 24 de Novembro de 2013 tornei-me atleta de musculação na categoria de Bikini Fitness, tendo sido a minha primeira competição nesse mesmo dia.
Pergunta: Em que momento é que a prática de exercício físico surgiu na tua vida?
Resposta: Desde pequena, andei 3 anos na natação, mas a serio mesmo foi depois de entrar para faculdade. Sempre fui muito magra e sentia a necessidade de contrariar essa tendência que no meu caso é genético, aliado claro ao facto de amar a prática desportiva, então foi mais ou menos em 2006 que me inscrevi pela primeira vez num ginásio.
Pergunta: Hoje tens um corpo que muitas mulheres desejariam ter. Qual é o segredo para a tua forma física?
Resposta: Não há segredos, apenas tento viver de forma equilibrada, ou seja, uma alimentação balanceada, muito exercício físico, descanso e claro que também tive o acompanhamento de um grande profissional @tiago personal fitness trainer, alias foi com ele que aprendi a maior parte daquilo que sei hoje a nível de nutrição, musculação, resumindo foi com ele que aprendi a andar na “linha” kkk
Pergunta: Em Angola, ainda não é muito comum ver mulheres a treinar duro para trabalhar o corpo de forma mais nítida. Será sobretudo uma questão de preconceito?
Resposta: Se mesmo em Países como os Estados Unidos da América, Brasil em que a pratica de musculação por parte do público feminino é super comum ainda assim as mulheres sofrem preconceito e alguma ignorância por parte das pessoas, em Angola será muito mais pois é recente e tudo o que é estranho ou que foge aos padrões normais da sociedade é criticado. Costumo sempre dizer, mulheres não tenham medo de treinar duro pois nunca ficaremos com corpos tão masculinizados.
Pergunta: Já atingiste o nível que querias, ou continuas a treinar para melhorar ainda mais?
Resposta: Acho que nesse desporto nunca estamos satisfeitos como os resultados, por isso continuo a treinar e a alimentar-me sempre bem para estar e dar o meu melhor em cada apresentação em palco.
Pergunta: Qual é o teu tipo de ginásio favorito? O ginásio moderno com todo e qualquer tipo de máquinas, ou aqueles ginásios mais “old-school”?
Resposta: Não posso negar que amo os ginásios “old school”, gosto de sentir o ferro, ouvir o barulho dos alteres ao cairem no chão, hoje em dia treino num ginásio (Nelson Gym) que tem os dois lados, moderno mas com a vertente “old school” bem presente.
Pergunta: A nível alimentar, cometes muitos pecados, ou és muito rígida na tua alimentação?
Resposta: É um bocadinho complicado para mim pois antes de enveredar por esse mundo da musculação, eu não sabia o que era alimentar-me correctamente, cometia imensos pecados mas como nunca fui de engordar achava que não havia mal nenhum mas estava redondamente enganada. Dizer que não cometo pecados estaria mentir, mas aproveito para fazê-lo no meu dia do lixo em que posso fazer duas refeições de “cheat meal”, . De resto sou bastante regrada com a minha alimentação, como entre 6 a 8 refeições diárias, cada refeição é sempre composta por proteínas, hidratos de carbono complexos, gorduras boas e leguminosas, bebo mais de 3 litros de agua por dia e como 2 a 3 peças de fruta durante o dia, não esquecendo claro que também tenho uma boa suplementação.
Pergunta: Que conselhos deixarias a quem está agora a começar a quem nos está a ler e quer começar a trabalhar o seu corpo?
Resposta: Pode parecer cliché, mas o que posso dizer é que para se trabalhar o corpo é necessário fazê-lo com amor, paixão, é necessário perseverança, não desistam nunca se esse for realmente o vosso propósito, muitas pessoas tentarão deitar-vos abaixo mas o corpo é vosso e vocês fazem dele o que bem querem, comam bem, treinei bem e não se esqueçam do descanso …isso tanto para quem quer emagrecer como para quem quer aumentar de peso de forma saudável.