Na nossa rubrica “Estrela Angola Fitness” do mês de Janeiro, fomos conhecer a Jessica Rodrigues, uma estudante universitária de direito com 22 anos.
A Jessica é a prova vida de que com força de vontade, podemos mudar e atingir todos os nossos objectivos. Com a ajuda do seu personal trainer e através da adopção de um estilo de vida mais saudável, a nossa entrevistada perdeu uns 19 kg num ano. Excelente demonstração de força de vontade!
Vamos conhecer a Jéssica!
Pergunta: Começamos por lhe pedir por se apresentar. Como se chama e de que região é?
Resposta: olá sou a Jessica Rodrigues , tenho 22 anos de idade sou estudante universitária do 4º ano do curso de Direito pela Universidade lusíada de Angola e sou de Angola-Luanda.
Pergunta: A Jessica é um exemplo para todas as pessoas que pretendem perder peso. Perdeu 19 kg em um ano. Qual foi o seu segredo.
Resposta: Não tem segredo nenhum. Apenas dediquei-me mais a mim mesma, e optei por começar a levar uma vida mais saudável e por consequência mais feliz. Perder 19 kg em um ano foi preciso muita dedicação, força e foco no meu objectivo, que ainda não foi totalmente alcançado.
Pergunta: Na sua apresentação referiu-nos que a reeducação alimentar desempenhou um importante papel na sua mudança. Pode explicar aos nossos leitores a diferença entre reeducação alimentar e dieta?
Resposta: Bem, começo por dizer que o próprio nome “reeducação” já diz tudo, reeducar a alimentação, isto é, voltar a ensinar o nosso corpo a alimentar-se de maneira correcta deixando assim os maus hábitos alimentares sem deixar de lado os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. Como sabemos existem várias dietas que nos prometem a perda de peso facilmente e são estas mesmas dietas que depois do individuo parar com ela duplicam o peso perdido. Porque dietas são por um determinado período de tempo ou seja por um período restritivo de determinados tipos de alimentos e já uma reeducação alimentar é para a vida toda, porque ensina-nos á alimentarmo-nos correctamente. Por isto não opto pela dieta e sim por uma reeducação alimentar que é muito mais saudável.
Pergunta: Entrar para um ginásio foi importante para emagrecer?
Resposta: Com certeza. Poderia até emagrecer sem o ginásio mas, ai surgiriam os contras como por exemplo a flacidez na pele. E assim optei por entrar para um em que o meu treinador Pitchu Pereira da equipa Team Performance (do qual tenho muito a agradecer) puxou muito por mim passando-me exercícios para a perda de peso e ganho de massa muscular.
Pergunta: E agora que está perto do seu peso ideal, vai continuar a fazer exercício?
Resposta: Claro. Comecei e viciei se é que posso dizer. Vou continuar com o ginásio e agora sinto-me mais motivada para praticar outros desportos.
Pergunta: Acha que a população angolana em geral tem cuidados com a sua saúde?
Resposta: Para ser sincera, não de todo. Isto por desleixo ou ainda falta de tempo, coisa que para mim já não faz sentido porque aprendi durante este tempo que a alimentação é um factor que pode influenciar a nossa vida num futuro, e que devemos cuidar dela como deve de ser.