Crónicas: Definindo uma Dieta

0
1063
powerlifting etelvina

[quote_box_center]

Um pouco sobre mim em 83 palavras

Chamo-me Etelvina Neves sou Angolana de gema e atleta de powerlifting, para além de tudo e como toda a mulher sou uma apaixonada pelo mundo da moda, beleza e tudo o que tem a ver com o nosso universo feminino. O meu fascínio pelo fitness nasceu depois.

O meu blog: Altamente Calórico

[/quote_box_center]

Resolvi escrever um artigo sobre algumas noções básicas que acho que todos deveríamos saber. Pois na minha opinião é nesta fase que muitas pessoas se atrapalham, uma vez desconhecem certas noções que fazem toda a diferença na hora de perder peso..

Espero que gostem 🙂

Definindo uma dieta

Ora bem, um dos passos mais importantes na perca de peso é a alimentação, portanto é por aqui que vamos começar, definindo o que é uma dieta e que tipos de dietas existem.

Matematicamente falando, no nosso organismo nada se perde e tudo se transforma!

Portanto se ingerimos mais calorias do que as que gastamos no dia-a-dia, provavelmente vamos engordar, pois essas calorias à mais transformar-se-ão na indesejada gordura.
Fazendo o processo inverso, gastando mais calorias do que as que ingerimos, o resultado só poderá ser um, emagrecer!

Não há poções mágicas!

Uma dieta saudável deve ser composta pelos macronutrientes: proteínas, hidratos de carbono e gorduras, bem como outros nutrientes necessários para uma boa saúde, como as vitaminas, os sais minerais e as fibras.

Estar em dieta significa apenas isso, alimentarmo-nos com certos tipos de alimentos numa determinada quantidade de acordo com um objetivo, que na maioria dos casos é diminuir ou aumentar o peso corporal.

Noções básicas & conceitos

Metabolismo – Algumas pessoas tem um metabolismo lento e com isso a dificuldade em emagrecer e ou manterem-se magras, pois um metabolismo lento leva a um fácil acumular de gordura.
Outras pessoas tem um metabolismo médio e algumas um metabolismo rápido.
Seja qual for o caso é possível proceder ao aumento da nossa taxa metabólica.

A Taxa metabólica Basal (TMB) – É o nome dado a velocidade que o corpo queima calorias.
A taxa metabólica de cada individuo é determinada em grande parte por características genéticas.

Ou seja cada pessoa possui uma certa quantidade de calorias necessárias para se manter durante um dia. Esse valor calcula-se de forma indireta e individualizada a partir de cálculos, utilizam os valores do peso corporal a altura o género sexual e ainda o tipo de trabalho e / ou a atividade que o individuo realiza no dia-a-dia. No blogue está um link que vos ajuda a fazer o cálculo.

Existem 3 tipos de dietas

1º Dieta Hipocalórica
Esta é a mais comum das dietas, significa dieta para perder peso.

Para emagrecer o saldo calórico diário precisa ser negativo, precisamos então diminuir a ingestão calórica diária.

Fazemos isso de duas formas simples, comer menos e/ou praticar exercícios físicos que consumam as calorias ingeridas, só assim conseguiremos um défice calórico (saldo negativo). E como já mencionei a pouco, se gastarmos mais calorias do que as que ingerimos o nosso peso irá reduzir.

2º Dieta Hipercalórica
Esta dieta também é comum, significa dieta para aumentar peso.

Neste caso, procede-se de forma oposta, ou seja ingerindo mais calorias a fim de que haja um excedente, em relação a prática de exercícios físicos, estes também serão nossos aliados, pois é no ginásio que iremos fazer um trabalho que nos permitirá ganhar massa muscular (hipertrofia).

Dieta de manutenção
Como o próprio nome indica, esta dieta serve para manter o peso.

Neste caso, a nossa dieta é calculada de forma a haver um equilíbrio entre as calorias que ingerimos na nossa alimentação e as que gastamos nas nossas atividades diárias, incluindo a prática de exercício.

E então já deu para perceber que não existe receitas milagrosas! Basicamente aumentar ou diminuir o peso é  possível através do controle calórico diário, de acordo com seu objetivo.

Ladies motivem-se não deixem para amanhã o que podem começar hoje, pois só depende de vocês

Be fit! get strong!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here