Consumo do Álcool Prejudica o Crescimento Muscular?

0
439
consumo de álcool prejudica o crescimento muscular

Será que o consumo do álcool prejudica o crescimento muscular? Ou será que não tem qualquer influência? O consumo de álcool em demasia está relacionado com um sem fim de doenças graves, é sabido, mas será que afeta igualmente o crescimento muscular? É isso que vamos ver agora!

Primeiro, já alguma vez se perguntou porque os atletas de grande competição não bebem bebidas alcoólicas? Será que é apenas pela sua saúde geral, ou terá alguma influência no seu desempenho físico?

Álcool e crescimento muscular

Quando queremos aumentar a massa muscular, é necessário que se façam mudanças no estilo de vida, principalmente no que se refere à alimentação, assim como ao descanso, de forma a adquirir técnicas de estímulo anabólico.

Por isso mesmo, quando temos em vista o crescimento muscular, ou o emagrecimento, devemos adoptar medidas que irão contribuir para isso.

Uma dessas medidas está intrinsecamente ligada ao consumo de álcool, ou etanol. Mas até que ponto o consumo do álcool prejudica o crescimento muscular?

Sabemos que a presença do álcool em várias circunstâncias é admissível, e podemos dizer que é quase imprescindível. Quer seja em ambientes profissionais, como familiares, assim como eventos amorosos, desportivos e religiosos.

No entanto, quando queremos adoptar um estilo de vida que nos permita aumentar a massa magra de forma eficiente, devemos ter em atenção o consumo do álcool, da mesma forma que devemos ter preocupação com o consumo de gorduras, açúcares e proteínas.

O álcool tem efeitos no organismo, os quais variam conforme alguns fatores, como por exemplo:

  • Rapidez de ingestão
  • Frequência de ingestão
  • Metabolismo
  • Sexo
  • Estilo de vida
  • Vulnerabilidade genética
  • Idade
  • Entre outros

Mas então, como o consumo do álcool prejudica o crescimento muscular? De entre as várias alterações que ocorrem no nosso organismo quando ingerimos bebidas alcoólicas, uma delas é que o nosso organismo tem uma maior dificuldade na absorção de nutrientes que são indispensáveis para o músculo, que se vê sem os nutrientes necessários para o seu crescimento.

Ainda mais, o álcool faz com que ocorram variadíssimas alterações no fígado, o que irá dificultar a quebra de gorduras no nosso corpo. Isso fará com que seja mais fácil presenciar a um acumular de gordura subcutânea, assim como gordura visceral.

O álcool compromete, igualmente, a função anabólica. Desregula a hormona insulina, a qual destabiliza quando está presente álcool no organismo. Essa hormona alcança mesmo altas concentrações, fazendo com que se preencham os receptores de crescimento, ou somatomedinas, que farão inibir o crecimento muscular.

No entanto, deve ser sempre usado o bom senso no que toca ao seu consumo. Não estamos aqui a dizer que nunca mais poderá beber uma cerveja ou um copo de vinho quando estiver num aniversário.

Mas, se o objectivo é o aumento de massa magra, deve trocar a usual cerveja por maiores quantidades de água, assim como alimentos saudáveis, e sempre que for ingerir alguma bebida alcoólica, faça sempre uma boa refeição antes, de forma a que o álcool não seja absorvido rapidamente.

Portanto, o consumo de álcool prejudica o crescimento muscular? A resposta é apenas uma: SIM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here